Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Trigo - Oferta de trigo russo permanece como desafio para o mercado
Data: 5/1/2024

O cenário para os mercados de trigo em 2024 está marcado pela persistente influência da oferta de trigo russo, conforme retratado na análise da hEDGEpoint Global. A expectativa recai sobre mais uma safra robusta de trigo de inverno na Rússia, enquanto a redução das compras externas desse produto evidencia uma demanda enfraquecida devido aos preços considerados "artificialmente" elevados.
As condições climáticas, favoráveis à produção, têm sido um fator determinante. Nos últimos 60 dias, a precipitação excedeu 200% da média, proporcionando um desenvolvimento saudável nas regiões de trigo de inverno. A umidade do solo no Sul melhorou, e a cobertura de neve adequada foi estabelecida em outras áreas.
O volume de exportação de trigo nos portos russos registrou uma desaceleração em dezembro, comparado ao outono. As exportações totalizaram 2,0 milhões de toneladas nas três primeiras semanas de dezembro, em comparação com 2,3 milhões em novembro e 2,7 milhões em outubro. As vendas de trigo russo também diminuíram no final do mês, com uma quantia pendente de 2,9 milhões de toneladas em 27 de dezembro, abaixo dos 3,3 milhões no início do mês.
Em dezembro, a SovEcon, consultoria especializada no mercado russo, revisou para baixo sua estimativa de exportação de trigo russo em 2023/24 em 0,2 milhões de toneladas, totalizando 48,6 milhões de toneladas. Enquanto isso, o USDA manteve sua estimativa em 50,0 milhões de toneladas. Dada a dinâmica atual do mercado, a última estimativa começa a parecer excessivamente otimista.
Os fundamentos atuais do mercado russo continuam a exercer pressão baixista sobre os preços do trigo. No lado da demanda, destinos-chave mostram sensibilidade às variações de preço, limitando o potencial altista, especialmente nas praças fornecedoras para o Norte da África. Enquanto isso, as condições favoráveis para a safra de inverno na Rússia apontam para uma produção total (inverno + primavera) de trigo de 90 milhões de toneladas.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23