Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Milho - Produção de milho orgânico é debatida em série de lives com ampla participação
Data: 23/11/2021

Cerca de quatro mil pessoas assistiram ao 1º Ciclo de Diálogos sobre Produção de Milho Orgânico. A série de eventos on-line teve seis encontros, com apresentações de palestras e momentos para perguntas e respostas. O ciclo de diálogos foi uma ação do projeto “Sistema de produção de milho orgânico na região Central de Minas Gerais”, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, com participação direta de membros do setor produtivo. O projeto visa analisar tecnologias para o desenvolvimento e a melhoria da produção de milho orgânico, com identificação de opções de cultivares e avaliação do uso de insumos biológicos.
Segundo o pesquisador Walter Matrangolo, líder do projeto, há muitas lacunas de conhecimento para o pleno avanço da produção orgânica de milho. “Esse modo de produção é bastante complexo, considerando que tem a biodiversidade como um componente essencial. O público contribuiu muito durante os diálogos. As pessoas reafirmaram algumas lacunas de conhecimento e, portanto, indicaram que estamos no caminho certo, focados nos desafios para a produção orgânica de milho”.
Para Walter, os componentes locais da biodiversidade indicam que sistemas de produção terão semelhanças ecorregionais. “Assim, abre-se um vasto campo para pesquisas locais, contextualizadas. Nosso projeto busca agregar o conhecimento de uma grande rede de parceiros, que também querem milho orgânico em quantidade no bioma Cerrado”.
O pesquisador afirma que diversas modalidades de agricultura de base ecológica já avançaram em muitos pontos fundamentais. “Diferentes especialistas estão convergindo sua atenção para um objetivo comum e inadiável: produzir milho orgânico em quantidade e qualidade”.
Vários desses profissionais participaram do ciclo de diálogos. A primeira live, realizada no dia 30/9, teve como tema “O que é pesquisa participativa?”, com apresentações da professora Irene Maria Cardoso (da Universidade Federal de Viçosa) e do pesquisador Altair Machado (da Embrapa Cerrados).
No dia 7/10, uma rica discussão abordou os desafios da produção e comercialização de milho orgânico, com participação dos empresários Carlos Thomaz Lopes (da empresa Grãos Orgânicos) e Lucas Castro Alves de Sousa (da Vista Alegre Orgânicos).
Dia 14/10, o tema foi manejo da fertilidade em sistema orgânico, com os pesquisadores Flávia Alcântara (da Embrapa Arroz e Feijão) e Francisco Adriano de Souza (da Embrapa Milho e Sorgo).
No dia 20/10, esteve em debate o manejo da paisagem, com as pesquisadoras Mariella Camardelli Uzeda (da Embrapa Agrobiologia) e Cynthia Torres de Toledo Machado (da Embrapa Cerrados).
Manejo ecológico de plantas espontâneas, de doenças e proteção de sementes e grãos foram os temas do dia 4/11, com participação da professora Leila Castro Louback Ferraz (da Universidade Federal de São João del-Rei) e dos pesquisadores Maurílio Fernandes de Oliveira e Marco Aurélio Guerra Pimentel (ambos da Embrapa Milho e Sorgo).
Fechando a série de eventos, no dia 18/11, foi debatido o controle biológico conservativo, com Madelaine Venzon (da Epamig), Elen de Lima Aguiar Menezes (da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e José Luis Ciotola Guimarães (da Emater-MG).
Segundo o pesquisador Walter Matrangolo, a interação com o público reafirma um conceito fundamental do projeto: “a pesquisa e a construção participativa do conhecimento são indissociáveis”. Walter acredita que, com a participação direta de quem planta e faz uso do milho orgânico, os avanços nos trabalhos certamente serão maiores e mais rápidos.

Fonte: Embrapa

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23