Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Terça-feira será marcada por características de verão
Data: 23/11/2021

A terça-feira (23/11) será um dia com características típicas de verão, temperaturas elevadas e pancadas de chuva no período da tarde e noite. Além disso, temos a atuação da Alta da Bolívia - um sistema de ventos em 10 km de altitude que favorece a formação de nuvens carregadas - contribuindo para as chuvas sobre o centro-oeste. Também há a presença de uma região de baixa na região sul favorecendo a ocorrência de chuvas na forma de temporais. E o fator termodinâmico (calor e umidade) na região norte e nordeste também contribuirão para o registro das chuvas de verão. 
Na quarta-feira (24/11) às instabilidades na região sul adentram o estado de SC, leste do PR e sul de SP favorecendo a formação de nuvens carregadas, que poderão resultar em tempestades de verão nessas localidades. Por outro lado, a massa de ar quente e seco ganha abrangência desde o RS até o sul da BA, diminuindo também as condições de chuva sobre o estado do GO e levando as instabilidades para a parcela central do estado Baiano. Sobre o MT e estados da região norte, as instabilidades podem ocorrer em todas as localidades, mas seguindo uma distribuição irregular e passageira.  
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
O forte fator termodinâmico (calor e umidade) mantém as condições favoráveis para chuvas sobre todos os estados da região, porém, com uma distribuição irregular, característica de verão. As pancadas poderão ser localmente fortes sobre o AC, TO e sul do PA, contudo os volumes previstos são inferiores aos registrados no dia anterior. Ao norte do PA, AP e RR a tendência é de que as chuvas sejam ainda mais irregulares, se comparadas às demais áreas. 
Região Nordeste
O tempo firme predomina em grande parte da região nordeste, especialmente entre o norte da BA até o CE. Por outro lado, as instabilidades associadas ao forte calor e umidade, ocorrem sobre o MA, PI, oeste e sul da BA. Essas chuvas poderão ser na forma de temporais, sobretudo ao sul do MA e oeste da BA, gerando acumulados próximos aos 20 mm no decorrer do dia. 
Região Centro-Oeste 
A presença da Alta da Bolívia em conjunto com o forte calor e alta disponibilidade de umidade no ar, mantém as condições favoráveis para instabilidades em grande parte do centro-oeste. As chuvas podem ocorrer desde a metade oeste do MS, oeste e norte do GO, DF e em todo o estado do MT. As instabilidades terão uma distribuição irregular e os acumulados serão inferiores aos registrados no dia anterior, somando chuvas entre 5 e 20 mm nas áreas citadas. Além disso, os índices que medem o grau das instabilidades estão apontando para condições de queda de granizo ao sul do MT. O tempo firme prevalece no leste e sul do MS e no extremo sul do GO. 
Região Sudeste
O avanço de uma massa de ar seco, predomina grande parte da região, diminuindo as condições de chuva na parcela central de MG e ES.  Além disso, o tempo prevalece firme sobre todo o estado de SP e RJ favorecendo também o registro das temperaturas mais elevadas, podendo superar a marca dos 35°C no sul e oeste de  de SP. No extremo norte de MG, ainda há o resquício de algumas instabilidades, porém os volumes previstos sao menores do que os registrados no dia anterior. 
Região Sul
A presença de uma área de baixa pressão entre o sul de SC e norte do RS, remanescente de uma frente fria que atua no oceano, poderá resultar em temporais isolados no nordeste do RS e leste de SC. Os volumes previstos são inferiores aos 10 mm, mas que poderão vir de forma repentina na forma de tempestades de verão. Nas demais áreas o tempo segue firme, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar no oeste do PR e SC. 

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23