Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Saiba como fica o tempo na segunda-feira
Data: 22/11/2021

A semana (22/11) começa com a manutenção das instabilidades no corredor noroeste/sudeste do país. No entanto, estas instabilidades serão mais irregulares devido à desconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mas ainda promovendo chuvas bem distribuídas sobre a região norte, metade norte do centro-oeste e norte do sudeste. Na região sul e nordeste do nordeste, o predomínio será de sol e temperaturas elevadas. 
Na terça-feira (23/11) o avanço de uma nova frente fria, mesmo que de forma oceânica, promove o retorno das instabilidades para o sul do país, levando chuvas para a metade leste dos estados do RS, SC e PR. Porém essas chuvas serão pontuais e não trazem acumulados significativos no decorrer do dia. Ainda na terça, as instabilidades diminuem no sudeste, mantendo o tempo firme sobre SP, metade sul de MG, RJ e ES. Ao passo que sobre o centro-oeste e região norte as chuvas continuam com uma boa distribuição com possibilidade de chuvas volumosas no sul do TO. Na quarta (24/11) a tendência é de que as instabilidades avancem de forma mais significativa para a grande região do Matopiba, elevando os volumes previstos sobre o estado do MA e oeste da BA. Já na região norte a perspectiva é para que as chuvas diminuam sobre a parcela central do AM e RR.
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
O tempo será instável em todas as áreas da região norte, isso devido ao forte fator termodinâmico (calor e umidade). A tendência é de que as chuvas tenham uma distribuição irregular, mas com potencial para serem localmente fortes e gerar acumulados superiores aos 50 m, de forma pontual, no decorrer do dia. Ao norte do PA e AP, as chuvas serão na forma de pancadas e ainda mais esparsas se comparadas aos demais estados. 
Região Nordeste
A influência dos ventos de leste e a presença de um VCAN, diminui as condições para chuvas em grande parte do nordeste brasileiro, deste modo, entre o norte do PI até o norte da BA, o predomínio será de sol e tempo firme. Ao passo que no sul do MA, extremo sul do PI, extremo oeste e sul da BA, as instabilidades atuam podendo provocar pancadas isoladas. No entanto, os volumes previstos ficam entre 10 e 15 mm ao longo do dia. 
Região Centro-Oeste 
O fator que vai dominar as instabilidades na região é a termodinâmica (calor e umidade) e as instabilidades de altitude. Assim, no MT e GO as chuvas poderão ocorrer em todas as áreas, com exceção do extremo sul goiano, na forma de pancadas isoladas. Os maiores volumes estão previstos para a região central do MT, superando a marca dos 30 mm. Já nas demais áreas, essas chuvas ficam entre 10 e 20 mm. Por outro lado, o predomínio de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em praticamente todo o MS, com exceção do extremo norte do estado, e as temperaturas serão elevadas até mesmo para a época do ano. 
Região Sudeste
As instabilidades remanescentes da última frente fria continuam atuando sobre a região, porém de forma restrita ao norte de MG e ES. Os volumes previstos para essas chuvas também são inferiores aos registrados nos últimos dias, sendo esperados registros entre 5 e 20 mm sobretudo no noroeste mineiro. Entre o Triângulo e Sul de Minas e SP o predomínio será de sol e tempo firme, com o amanhecer ameno e tardes quentes especialmente no leste de SP e sul de MG. Apesar da menor condição para chuvas, o tempo ainda terá uma grande cobertura de nuvens entre RJ e ES. 
Região Sul
O domínio de uma área de alta pressão, resultante da passagem da última frente fria, mantém o tempo firme, quente e ensolarado nos três estados da região sul. Algumas projeções mostram aproximação de uma frente fria no extremo sul do RS o que poderá resultar na ocorrência de temporais isolados na grande região de Jaguarão e Santa Vitória do Palmar. E sobre a metade sul do RS, são esperadas temperaturas superiores aos 35°C

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23