Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Tempo seco em grande parte do Brasil
Data: 3/5/2021

Neste início de semana, segunda-feira (03.05), o tempo será predominantemente seco em uma grande área do país, desde a região sul até o interior da região nordeste. Entretanto no litoral leste do país, há condições para a formação de chuvas pontuais sem provocar acumulados significativos. Por outro lado, no litoral da faixa norte do Brasil, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a condição para chuvas fortes em algumas localidades. 
O maior destaque no decorrer desta semana é para a aproximação de uma frente fria ao sul  do país, marcando então o retorno das chuvas para o estado do RS na terça-feira (04/05). Essas chuvas podem ser na forma de tormentas acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo, sobretudo na região da campanha gaúcha. Na quarta-feira (05/05), o sistema avança mas ainda de forma restrita ao RS. Já na quinta-feira (06/05) as chuvas chegarão ao estado de SC, de forma menos intensa do que no estado vizinho. À medida que o sistema avança, também se estabelece um sistema de alta pressão juntamente com a massa de ar polar na retaguarda da frente fria, o que vai derrubar as temperaturas e provocar a formação de geadas entre quinta e sexta-feira, especialmente ao sul do RS e regiões mais altas de SC. Mas vale ressaltar que as chuvas ficarão restritas ao sul do país e podem, inclusive, não chegar ao norte do PR.  
Saiba como fica o tempo para cada região: 
Região Norte
Devido à forte influência termodinâmica, ou seja, o forte calor e a grande quantidade de umidade disponível no ar, são esperadas pancadas de chuvas entre o AM, RR, região do Baixo Amazonas  ao noroeste do PA, e de forma mais isolada na faixa leste do estado do PA. Já no estado do TO o tempo ficará firme devido a atuação da massa de ar seco, mas não são descartadas pancadas de chuva especialmente ao norte do estado. Ao passo que no estado do AP e norte do PA os acumulados podem atingir a marca dos 40 mm no decorrer do dia, sob a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Região Nordeste
De maneira geral, o tempo será mais seco no interior da região, especialmente no oeste da BA e sul do PI. Porém, a influência da ZCIT na faixa norte dos estados do MA, PI, CE e RN  favorece para a formação de nuvens carregadas e há condições para chuvas localmente fortes, provocando acumulados superiores aos 40 mm ao norte do PI. Outra contribuição para as chuvas na região nordeste, fica para a influência dos ventos que sopram de leste, carregando a umidade do mar para a costa da região, assim entre o leste da BA, e litoral de SE, AL, PB, PE até o RN há condições para pancadas isoladas, mas que poderão provocar acumulados na ordem dos 30 mm, sobretudo no litoral dos estados de PE e PB. 
Região Centro-Oeste
Grande parte da região ficará sob o domínio da massa de ar seco e sem condições para a formação de nuvens carregadas. Essa influência será mais expressiva entre os estados do MS, GO, DF e na faixa leste do estado do MT. Porém, devido à influência da umidade amazônica, na grande região de Aripuanã ao Norte Mato-Grossense há condições para pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas, que poderão ocorrer em um curto período de tempo, sem provocar acumulados expressivos. Vale ressaltar o estado de atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30% em áreas do sul do GO e MS e com temperaturas acima dos 32°C no período da tarde. 
Região Sudeste
Tempo seco em toda a região sudeste. Apesar de que existe a influência da circulação marítima, especialmente sobre o norte do estado do RJ e ES, não há condições para chuvas significativas. Novamente o dia será marcado por manhãs amenas, com temperaturas próximas dos 16°C no oeste de SP e região central de MG; e abaixo dos 10°C nas áreas serranas entre MG, SP e RJ. No entanto, os termômetros seguem em rápida elevação no período diurno, e as temperaturas máximas podem superar os 30°C no oeste paulista, triângulo e norte mineiro. 
Região Sul
Tempo seco e altas temperaturas marcam a segunda-feira sobre a região. Essa tendência na elevação das temperaturas se dá devido à aproximação de uma frente fria ao sul da região. Este fenômeno é conhecido como “pré-frontal” que é caracterizado pelo acúmulo de ar quente na vanguarda de uma frente fria. E por conta deste fenômeno, no RS os termômetros podem superar os 32°C no período da tarde, bem como no oeste de SC. Marcando um dia com grande amplitude térmica, ou seja, uma diferença muito grande entre as temperaturas do amanhecer e as temperaturas do período mais quente do dia. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23