Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira
Data: 21/1/2021

Nesta quinta-feira (21/01) o corredor de umidade organizado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), segue provocando instabilidades em toda faixa oeste do país, desde a região norte até o litoral catarinense. Entretanto, uma massa de ar seco ainda predomina o tempo em boa parte da região centro norte do Brasil. 
No norte do país, os ventos de leste mais intensificados, em conjunto com o calor e a umidade disponível são os ingredientes que vão provocar chuvas volumosas. Os acumulados podem passar dos 100 mm na região sul do estado do AM. E essa condição para chuvas é predominante em praticamente todos os estados da região com menor intensidade em relação ao sul do AM. Porém no sul do TO, norte do PA e em RR as instabilidades serão menores.
Na região nordeste a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), aumenta as instabilidades nas partes mais altas da atmosfera e consequentemente aumentam as condições para pancadas de chuvas entre o CE, PI, MA e também no norte do TO na região vizinha. Porém este mesmo sistema, o VCAN, impede a formação de nuvens em seu centro, que nesta quinta-feira está centralizado entre o centro e oeste do estado da BA. De maneira geral, no litoral da região leste do nordeste há condições para chuvas fracas e passageiras, com uma nebulosidade maior na região norte entre PB e RN.
O intenso fluxo de umidade amazônica, organizado pela ZCAS, também favore acumulados de chuva significativos no norte do MT e na região do Pantanal nos dois estados no centro-oeste. Esses acumulados podem chegar próximos aos 70mm principalmente no norte do MT. Uma região de baixa pressão sobre o Paraguai, também intensifica as instabilidade no sul do MS. Já no estado do GO e no DF, o tempo segue sob a influência da massa de ar seco, porém não se descartam pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas. 
Na região sudeste, as chuvas ficam concentradas principalmente no sul e litoral de SP, porém com menos intensidade se comparado com os dias anteriores, mas ainda em estado de atenção para grandes acumulados no litoral sul do estado devido a uma região de baixa pressão. Nos demais estados de MG, RJ e ES o tempo fica sob a influência de uma massa de ar seco impedindo a formação de nuvens carregadas.
No sul do país, o grande fluxo de umidade da ZCAS, somados ao transporte de umidade marítima e a influência de uma região de baixa pressão entre o litoral do Sul e Sudeste, são os fatores que mantém as condições de chuvas volumosas principalmente na faixa leste dos estados de SC e PR. Os acumulados, entre o litoral norte de SC e litoral do PR podem passar da marca dos 100 mm. Na região oeste destes estados, também há condições para temporais localmente fortes. E no centro norte do RS, o tempo também será influenciado pela ZCAS com uma maior quantidade de nebulosidade e chances de chuva a qualquer momento do dia. 
A tendência é de que até sexta-feira (22/01), não haverá mudanças significativa nas condições de tempo na maior parte do Brasil. Desta forma, no centro-sul do Brasil, a maior parte das instabilidades seguirão organizadas entre o norte do RS, MS e sul de SP. No centro-norte, destaca-se a área entre o CE, PI, MA e TO com maior potencial para chuvas mais generalizadas e acumulados elevados, assim como o centro-sul do Amazonas e a faixa litorânea do Amapá. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23