Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Emater/RS-Ascar e Agriflora defendem qualidade em projeto de irrigação
Data: 23/9/2016

Qual o melhor projeto de irrigação? Emater/RS-Ascar e Agriflora defenderam, nesta quinta-feira (22/09), no interior de Coronel Barros, um projeto de irrigação que respeite o contexto em que ele é concebido: solo, clima, cultura, disponibilidade de energia e mão de obra. "A irrigação está associada ao perfil do produtor e ao sistema de produção, isso envolve custo, praticidade e segurança", disse o proprietário da Agriflora, engenheiro agrônomo, João Boaro.
O encontro, na área experimental da Agriflora fez parte da programação de dois dias de uma capacitação continuada para extensionistas da Emater/RS-Ascar sobre projetos de irrigação, coordenada na região de Ijuí pelo engenheiro agrônomo Volnei Righi. 
O assistente técnico estadual em Irrigação da Emater/RS-Ascar (ATE), José Enoir Daniel, também participou da capacitação. Ele destacou três condições para o sucesso de qualquer projeto: boa concepção (memorial descritivo), orçamento e cronograma de execução. 
Prática
Com aparelho GPS, nível ótico, trena e planilha topográfica, os extensionistas percorreram a propriedade de ponta a ponta. De posse dos registros, eles fizeram o exercício de elaborar diferentes projetos de irrigação, todos voltados à produção de hortaliças e frutas. "Uma das nossas metas é trabalhar com produção de alimentos. Não vemos a olericultura sem irrigação", disse o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Vegetal, Gilberto Bortolini.
Otimismo
O ATE em Irrigação da Emater/RS-Ascar se considera "otimista" em relação ao futuro. Segundo Daniel, o Rio Grande do Sul já assimilou a "cultura" da irrigação. Aproximadamente cinco mil projetos foram elaborados pela Emater/RS-Ascar, com financiamento do Programa Irrigando a Agricultura Familiar e Mais Água Mais Renda, das secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), respectivamente. A maioria desses projetos, em torno de 70%, é para irrigar pasto de bovinos de leite. "Isso é social", disse Daniel.
Esforços para agilizar o licenciamento ambiental, empregados pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), também foram mencionados durante o encontro.

Fonte: Emater - RS

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23