Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Arroz - Conab surpreende o mercado e oferta 35 mil toneladas de arroz em casca em leilão
Data: 24/8/2016

Pela movimentação, percebe-se que estrategicamente a Conab se movimenta para enxugar o estoque público a um volume mínimo. Se vendida, a oferta reduzirá o estoque do governo a menos de 50 mil toneladas A cadeia produtiva do arroz foi surpreendida nesta segunda-feira, 22 de agosto, por dois editais de leilões de oferta de arroz publicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a venda de 35 mil toneladas do produto em casca. Os leilões acontecerão no próximo dia primeiro de setembro.
A surpresa se deve ao fato de o setor não esperar que a companhia ofertasse 40% de suas 84,8 mil toneladas, um dos mais baixos estoques públicos de arroz de sua história. No entanto, analisando a política adotada pela empresa nos últimos três anos, a estratégia é a mesma: aproveitar a alta para se livrar de estoques mais velhos e buscar capitalização.
A oferta de 35 mil toneladas, que deve basear-se em preços próximos do mercado interno, abrange produto armazenado nas proximidades de polos industriais, e não tem volume ou força para alterar de forma significativa os preços atuais. São lotes que estão em armazéns dos municípios de Itaqui, Mata, Pelotas, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Antonio da Patrulha, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
O produto será facilmente absorvido pelo mercado se tiver qualidade e preço. E evitará a importação, mantendo relativo equilíbrio na balança comercial. No entanto, convém lembrar que parte dos estoques atuais da Conab remanesce das ofertas do ano passada. Ou seja, há produto que não teve saída ou pelo valor, ou por qualidade ou por localização.
Os preços de abertura do leilão serão divulgados na próxima semana.
A oferta será de arroz colhido nas safras 2008/09 e 201 0/1 1 . Pela movimentação, percebe-se que estrategicamente a Conab se movimenta para enxugar o estoque público a um volume mínimo, direcionado apenas para atender programas sociais e catástrofes. Com os preços mínimos bem inferiores ao mercado, a expectativa de compra do grão pela companhia para formação de estoques é nula. As aquisições se resumem aos programas de valorização da agricultura familiar.
Fonte: Planeta Arroz

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23